Coleção: Sensor de Fase

💡 Quando trocar o sensor de fase do motor?

O sensor de fase (também chamado de sensor do comando de válvulas) é uma peça essencial para o carro funcionar de forma eficiente. Ele informa ao sistema eletrônico em que momento está o motor — e com isso o carro injeta combustível e gera centelha na hora certa.


⚠️ Sintomas mais comuns de defeito no sensor:

O carro demora a pegar, principalmente na primeira partida do dia

Fica com a marcha lenta instável ou acelerando sozinho

Acelera mal, com engasgos ou perda de força

A luz da injeção acende no painel (códigos como P0340, P0341...)

A rotação oscila sem motivo, principalmente parado


🧪 Como o mecânico testa esse sensor?

Com scanner, ele vê se o carro está lendo corretamente a “fase” do motor

Com multímetro, mede se o sensor está mandando sinal para a central

Pode verificar com osciloscópio, comparando o sinal com o sensor de rotação


❗ Dica importante:

Antes de trocar o sensor, o mecânico também precisa olhar:

Se a roda fônica (disco que o sensor lê) está alinhada e limpa

Se os fios e conectores estão em bom estado

Se o comando variável (VVT) não está travado, pois isso também causa erro


🧰 Quando realmente vale a pena trocar o sensor de fase?

Quando o scanner mostra que o sinal está ausente ou travado

Quando o sensor está rachado ou sujo com óleo

Quando o carro só pega na segunda tentativa com frequência

Quando a luz da injeção volta mesmo após apagar o erro


📲 Está em dúvida se o sensor de fase é o problema?

Fale com a Bravos!
Podemos ajudar você ou seu mecânico a confirmar o defeito — e garantir que você compre o sensor correto para o seu carro.

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